BLOG

Como vicia o açúcar

Porque vicia o Açúcar?

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar e da chamada “compensação e recompensa”, o que faz com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação. O efeito do açúcar no organismo é similar ao efeito causado por drogas, criando um efeito de dependência.

E como toda a droga, quanto mais consumimos, quanto mais intoxicados, menos percebemos….

 

Quais as consequências do seu consumo?

O consumo frequente de açúcar aumenta e desencadeia problemas de saúde, tais como:

Cáries, obesidade, diabetes, colesterol elevado, gordura a nível hepático, cancro, gastrite, pressão arterial elevada, doenças cardíacas, gota, distúrbios na microbiota intestinal e no sistema imunitário, diminuição da memória, dificuldade de aprendizagem, miopia, trombose, acne e envelhecimento precoce.

Como escapar da espiral do doce “veneno”?

Nós não nascemos “viciados” em açúcar, como tal o gosto educa-se, na minha opinião temos duas opções, eliminação de forma radical ou redução gradual.

O método radical consiste na renúncia rigorosa de todos os açúcares que desejamos no dia a dia, o corpo acostuma-se, o desejo pelo açúcar diminui e gradualmente apreciamos outros sabores.

A redução gradual, consiste numa redução da quantidade de açúcar diária, com o tempo irá naturalmente ingerir cada vez menos e optar por escolhas mais saudáveis.