BLOG

Como evitar o consumo de AÇÚCAR

Hábitos açucarados…

A ingestão excessiva de açúcares simples e os hábitos alimentares inadequados, tem sido associada ao excesso de peso/obesidade e consequentemente ao risco de desenvolvimento de doenças crónicas associadas.A recomendação(OMS) diária do consumo de açúcar é de 25 g, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas infelizmente ingerimos muito mais.

Onde podemos encontrar o Vilão?

O açúcar encontra-se escondido sob dezenas de nomes diferentes, está presente em praticamente todos os produtos industrializados, sejam eles doces ou salgados.

chamo atenção, pois por vezes os fabricantes dividem os ingredientes em subcategorias do termo “açúcar” e este muitas vezes é chamado como sacarose, frutose, xarope de glicose, dextrose, lactose, maltodextrina, açúcar invertido, glucose, glicose, maltose, xarope de milho, xarope de arroz, xarope de agave e muito mais.

 

Dica da Nutri

Se sentir desejo de algo doce, beba um copo de água ou água com casca de limão e/ou canela e gengibre ou prepare um lanche saudável: alguns frutos secos ou sementes, abacate com cacau ou banana com canela, fruta com casca, pudim de chia, overnight oats, tiras de legumes ou de coco…

Não adicione açúcar a nada, evite alimentos industrializados e leia os rótulos para identificar a quantidade de açúcar em cada alimento.

Alternativas de adoçantes, açúcares e xaropes para substituir o açúcar “branco”

Álcoois de Açúcar (Eritritol, Xilitol), adoçantes Naturais (Taumatina, stevia, inulina), todos estes podem ser usados por pessoas com diabetes ou que desejam emagrecer e não provocam cáries.